Prof. Gaudêncio Torquato

DSCN0227Gaudêncio Torquato, jornalista, é pioneiro do marketing político e da comunicação organizacional no país, um dos maiores especialistas brasileiros nestas duas áreas. Professor titular da Universidade de São Paulo, livre-docente e doutor em comunicação, coordenou e operou campanhas políticas majoritárias (governos de Estado e prefeituras) e proporcionais em diversos estados. Por mais de 25 anos, semanalmente aos domingos, seus artigos foram publicados no jornal O Estado de S.Paulo, na prestigiada página A2.

Consultor de marketing institucional e político, consultor de comunicação organizacional, e diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação. Ex-Presidente e atual Vice-Presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais). Conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola.

Este foi um dos primeiros artigos publicados pelo jornal, em 27 de abril de 1988.

Fraquezas do governo

HISTÓRICO PROFISSIONAL

1998 – professor de pós graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP);
1983 – 1998 livre docente e professor titular na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
1978 – 1983 professor no Instituto Metodista de Ensino Superior;
1968 – 1985 professor na Faculdade Cásper Líbero;

ATIVIDADES JORNALÍSTICAS

Trabalhou nos principais jornais brasileiros, como repórter, redator e editor. Escreve semanalmente um artigo de política na edição dominical de O Estado de S.Paulo, reproduzido em cerca de 60 jornais brasileiros e escreve a coluna Porandubas, no site Migalhas, com informações e observações sobre a atualidade política e a moldura econômica do país.

1964 – 1965 O Jornal do Brasil (sucursal Recife)
1965 – 1966 O Correio da Manhã (sucursal Recife)
1965 – 1967 Folha de S.Paulo
1966 – O Jornal do Commércio (especial em Recife)

PRÊMIOS

Prêmio Personalidade de Comunicação de 2003 (Categoria Empresarial), em escolha feita por profissionais de comunicação de todo o Brasil (jornalistas, publicitários, profissionais de relações públicas, profissionais de marketing, professores de comunicação e alunos e ex-alunos de comunicação), via internet, em evento promovido pela empresa Mega Brasil, recebido no Teatro Municipal de São Paulo no dia 08 de abril de 2003.
Prêmio Esso Nacional de Jornalismo (Categoria Científica),1966.

FORMAÇÃO
Doutor em Comunicação (Área: Jornalismo) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em julho de 1973. Livre Docente e Professor Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, em 1983/1998.

ATIVIDADES ACADÊMICAS
Doutor, Livre Docente e Professor titular de graduação e pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP: Áreas de Marketing Político, Planejamento da Comunicação Organizacional e Comunicação Política. Ex-Professor de pós-graduação na PUC-SP na área de comunicação organizacional. Pioneiro nos estudos brasileiros de comunicação organizacional, marketing institucional e político, com a primeira tese de doutoramento na área feita na América Latina. Orientador de Teses Acadêmicas na área da Comunicação Política e do Marketing Institucional na Universidade de São Paulo e participante de bancas de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em diversas Universidades brasileiras.

MARKETING POLÍTICO
Consultor de Marketing Político – planejamento, coordenação e operação de campanhas políticas:

  • Campanha para o Governo do Estado do Ceará – 1986;
  • Duas campanhas de Governo do Estado do Piauí – 1986/1990;
  • Campanha para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte – 1986;
  • Campanha para a Prefeitura de Teresina/PI – 1988;
  • Campanha para a Presidência da República – 1989;
  • Campanha para a Prefeitura de Natal/RN – 1992;
  • Campanha para o Governo do Estado de São Paulo – 1990;
  • Campanha para a Prefeitura de São Paulo/SP – 1992;
  • Campanha para o Governo do Estado de Roraima – 1994;
  • Campanha para a Prefeitura de Boa Vista/RR – 1996;
  • Campanha para o Governo do Estado de Roraima – 1998;
  • Campanha para mais de 20 Prefeituras de diversos Estados;
  • Campanhas para Deputados Federais;
  • Assessoria Parlamentar a Deputados Federais;

Plano de Marketing – Campanhas para Presidências de entidades de classe:

  • FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo / CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – 1992 / 1994 /1996;
  • Consultoria Política – Plano de Ação – Candidato à Presidência da FIESP – Paulo Skaf (2004);
  • ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – 1992 / 1994 / 1996 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2002 / 2003;
  • Assessoria de marketing político ao Prefeito de São Bernardo do Campo – 1998 / 1999;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente do PMDB – 2001 / 2002 / 2003;
  • Consultoria Estratégica de Marketing ao Dep. Michel Temer – 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010;
  • Consultoria de marketing ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal e ex-presidente do Congresso Nacional, Senador Ramez Tebet – 2003 / 2004 / 2005 / 2006;
  • Consultoria de comunicação ao Dep. Carlinhos de Oliveira, ex-líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – 2003;
  • Consultoria de comunicação ao Dep. Emídio de Souza (PT) – 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;
  • Campanha para a Prefeitura de Uberlândia (MG) – 2004;
  • Consultoria Estratégica da Campanha de Reeleição do Prefeito Clermont Castor – Prefeito de Cubatão – 2004;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente do PMDB – 2007 / 2008 / 2010;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente da Câmara dos Deputados – 1998 / 1999 / 2000 / 2009 / 2010;
  • Consultoria à Presidência do Senado Federal – 2008.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS DE MARKETING
Consultor de Marketing Institucional e Comunicação de diversos grupos, entidades e empresas, Gaudêncio Torquato já prestou e/ou presta serviços às seguintes empresas/entidades:

  • ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados
  • ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação
  • ABREMAR – Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas
  • Advocacia Approbato Machado
  • Assembleia Legislativa do Estado de Roraima
  • ASSERTTEM – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário
  • Associação Brasileira de Agentes de Viagens do RN – ABAV/RN
  • Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de São Paulo.
  • Avon Cosméticos Ltda.
  • Banco Central do Brasil
  • Banco Itaú S.A.
  • Brasanitas Empresa Brasileira de Saneamento e Comércio Ltda.
  • Brasil Terminal Portuário S/A
  • Brasilconsult Participações S/C Ltda.
  • CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo
  • CAF Brasil Indústria e Comércio S/A
  • CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços
  • Centrovias
  • CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola
  • Citibank S.A.
  • CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
  • CNI – Confederação Nacional da Indústria
  • CODESP – CIA. Docas do Estado de São Paulo
  • Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF
  • Construbase Engenharia Ltda.
  • Construtora Norberto Odebrecht S.A.
  • Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo
  • DPZ – Duailibi, Petit, Zaragoza Propaganda Ltda.
  • Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda.
  • ESHO – Empresa de Serviços Hospitalares Ltda.
  • FCDL/SP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo
  • FIA/USP – Fundação Instituto de Administração
  • FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
  • FUNCEP – Fundação Centro de Formação do Servidor Público
  • Fundação Ulysses Guimarães
  • Galvão Engeharia S.A.
  • Gocil Serviços de Vigilância e Segurança Ltda.
  • Governo do Estado de Roraima
  • Grupo Odebrecht
  • IAPAS – Instituto de Arrecadação da Previdência e Assistência Social
  • Instituto Aço Brasil
  • Instituto Brasileiro de Estudos de Comunicação S/C Ltda.
  • Instituto dos Advogados de São Paulo
  • Itautec Informática S.A.
  • Kellogg Brasil & Cia.
  • Lawsoft Comércio e Desenvolvimento de Softwares Ltda.
  • Leite e Almeida Leite Sociedade de Advogados
  • Life Care Participações Hospitalares Ltda.
  • Ministério da Administração
  • Ministério da Indústria e Comércio
  • Ministério das Minas e Energia
  • Nitrofértil – Fertilizantes Nitrogenados do Nordeste S.A.
  • OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil Secção SP
  • OAB – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
  • Petroquímica União
  • Planinvesti Administração e Serviços Ltda.
  • PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
  • Quality AMJ Tecnologia Aplicada em Serviços Ltda.
  • Quimbrasil – Química Industrial Brasileira S.A.
  • Refinações de Milho Brasil – RMB
  • Rodrimar S/A Transportes, Equip. Ind. e Arm. Gerais
  • Moinhos Santista Indústrias Gerais
  • Santista Têxtil S.A.
  • Schain Cury S.A.
  • SEAC-SP – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo
  • Secretaria da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação do Estado de Santa Catarina
  • Senado Federal
  • SERASA S.A.
  • SESCON-SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo
  • SESVESP – Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo
  • SIMABESP – Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo
  • SINDEEPRES – Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços à Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de avisos do Estado de São Paulo
  • SINDEPRESTEM – Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços à Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo
  • SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de São Paulo
  • SINSTAL – Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de Tv por Assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações
  • Solvay do Brasil
  • Terracom Engenharia Ltda.
  • Tintas Coral S.A.
  • Verzani & Sandrini Segurança Patrimonial Ltda.
  • VN Participações Ltda.
  • Volkswagen do Brasil Ltda.

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, CONGRESSOS E SEMANAS DE ESTUDOS
Cerca de 620 palestras e cursos – Exposições, Debates em Seminários, Congressos e Semanas de Estudo.

COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL
Organização e Elaboração de Planos Diretores de Comunicação:

  • Ministério da Administração – 1987
  • Ministério da Indústria e Comércio – 1987
  • Secretaria Executiva do Conselho de Comunicação da Presidência da República – 1987
  • Banco Central do Brasil – 1990
  • Banco do Brasil – 1991
  • Diretrizes de comunicação – Governo do Rio Grande do Norte – 1995
  • Plano Diretor de Comunicação – Governo do Estado de Roraima – 1995
  • Plano Diretor de Marketing e Comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo – triênios 1998 / 2001 / 2004 / 2007 / 2008
  • Plano Diretor de Comunicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – 2001 / 2002 / 2003

ESTUDOS ESPECIAIS
Organização e elaboração de Estudos e Trabalhos Especiais:

  • Grupo Santista – Estudo de linguagem e logotipia
  • Refinações de Milho Brasil – Parecer: Embalagens do Amido de Milho Maizena e Arisco
  • Eletropaulo Metropolitana – Estudo Técnico de Mudança de Nome
  • Comunicação Gerencial e Administrativa – Trabalhos especiais para o Banco Itaú e Citibank.
  • Grupo Odebrecht – Manual de Comunicação Organizacional.
  • Instituto Brasileiro de Siderurgia – Siderurgia Brasileira: Plano de Ajuste de Imagem.

LIVROS
Gaudêncio Torquato tem diversos livros publicados:

  • Jornalismo Empresarial – teoria e prática (1984 – Editora Summus);
  • Marketing Político e Governamental (1985 – Editora Summus);
  • Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional (1986 – Editora Summus);
  • Periodismo Empresarial (Editorial Mendez – Lima/Peru);
  • Cultura, Poder, Comunicação e Imagem – Fundamentos da Nova Empresa (1992 – Editora Pioneira);
  • Tratado de Comunicação Organizacional e Política – 1ª edição (2002 – Editora Pioneira-Thomson Learning);
  • A Velha Era do Novo – Visão Sociopolítica do Brasil (2002 – GT Marketing e Comunicação);
  • Gaudêncio, meu pai – Memórias de um tempo (2008 – Gaudêncio Torquato);
  • Tratado de Comunicação Organizacional e Política – 2ª edição revista e ampliada (2010 – Cengage Learning). A obra compreende capítulos sobre: comunicação empresarial e pública; marketing e comunicação de governos estaduais, prefeituras e associações; marketing político e eleitoral; assessoria de imprensa; nome e marca; marketing pessoal e estratégia de guerra;
  • Cultura, Poder, Comunicação, Crise e Imagem – Fundamentos das Organizações do Século XXI – 2ª edição revista e ampliada (2012 – Cengage Learning);
  • Era uma vez…mil vezes – O Brasil de todos os vícios (2012 – Topbooks);
  • Porandubas Políticas (2012 – Migalhas)
  • Novo Manual de Marketing Político: campanhas eleitorais, marketing de governantes e parlamentares, gestão de crises, marketing no estado-espetáculo, avanços e mudanças (2014 – Summus Editorial)
  • Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público (2015 -Summus Editorial)