Prof. Gaudêncio Torquato

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GAUDÊNCIO TORQUATO é jornalista. Foi repórter, redator e editor nos principais veículos impressos brasileiros. Em 1966, aos 21 anos, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo – desde 1955 a mais tradicional e disputada honraria aos profissionais de Imprensa do Brasil.

Por mais de duas décadas escreveu, sempre aos domingos, para a prestigiada página A2 do jornal O Estado de S. Paulo. Agora, semanalmente, seus artigos são publicados no Blog do Noblat, do jornal O Globo Online, e em mais vinte periódicos pelo País. Além disso, assina a coluna Porandubas Políticas, uma das mais lidas do site Migalhas, especializado em notícias jurídicas.

Com invejável trajetória acadêmica, Gaudêncio Torquato foi o precursor do Jornalismo Empresarial ao defender a primeira tese de doutorado sobre este tema, até então inédito no Brasil, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisador, anos mais tarde apresentou tese de livre-docência também na USP.

Torquato é uma referência nas universidades de Comunicação de todo o País. O livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política, de sua autoria, é um clássico para estudiosos do assunto. No total, são treze títulos publicados.

Lecionou nas disciplinas Marketing Político, Planejamento da Comunicação Organizacional e Comunicação Política na graduação e na pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Metodista.

Coordenou e desenvolveu campanhas políticas majoritárias (governos de Estado e prefeituras) e proporcionais em diversos Estados.

Diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação, Gaudêncio Torquato atua como consultor de marketing institucional e político, e também consultor de comunicação organizacional. É membro da Academia Paulista de História; vice-presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais); Conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Instituto Baccarelli.

Abaixo, um dos primeiros artigos do jornalista publicados no O Estado de S.Paulo em 27 de abril de 1988.

Fraquezas do governo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HISTÓRICO PROFISSIONAL

1998 – professor de pós graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP);
1983 – 1998 livre docente e professor titular na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
1978 – 1983 professor no Instituto Metodista de Ensino Superior;
1968 – 1985 professor na Faculdade Cásper Líbero;

ATIVIDADES JORNALÍSTICAS

1964 – 1965 O Jornal do Brasil (sucursal Recife)
1965 – 1966 O Correio da Manhã (sucursal Recife)
1965 – 1967 Folha de S.Paulo
1966 – O Jornal do Commércio (especial em Recife)

 

FORMAÇÃO
Doutor em Comunicação (Área: Jornalismo) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em julho de 1973. Livre Docente e Professor Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, em 1983/1998.

ATIVIDADES ACADÊMICAS
Doutor, Livre Docente e Professor titular de graduação e pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP: Áreas de Marketing Político, Planejamento da Comunicação Organizacional e Comunicação Política. Ex-Professor de pós-graduação na PUC-SP na área de comunicação organizacional. Pioneiro nos estudos brasileiros de comunicação organizacional, marketing institucional e político, com a primeira tese de doutoramento na área feita na América Latina. Orientador de Teses Acadêmicas na área da Comunicação Política e do Marketing Institucional na Universidade de São Paulo e participante de bancas de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em diversas Universidades brasileiras.

MARKETING POLÍTICO
Consultor de Marketing Político – planejamento, coordenação e operação de campanhas políticas:

  • Campanha para o Governo do Estado do Ceará – 1986;
  • Duas campanhas de Governo do Estado do Piauí – 1986/1990;
  • Campanha para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte – 1986;
  • Campanha para a Prefeitura de Teresina/PI – 1988;
  • Campanha para a Presidência da República – 1989;
  • Campanha para a Prefeitura de Natal/RN – 1992;
  • Campanha para o Governo do Estado de São Paulo – 1990;
  • Campanha para a Prefeitura de São Paulo/SP – 1992;
  • Campanha para o Governo do Estado de Roraima – 1994;
  • Campanha para a Prefeitura de Boa Vista/RR – 1996;
  • Campanha para o Governo do Estado de Roraima – 1998;
  • Campanha para mais de 20 Prefeituras de diversos Estados;
  • Campanhas para Deputados Federais;
  • Assessoria Parlamentar a Deputados Federais;

Plano de Marketing – Campanhas para Presidências de entidades de classe:

  • FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo / CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – 1992 / 1994 /1996;
  • Consultoria Política – Plano de Ação – Candidato à Presidência da FIESP – Paulo Skaf (2004);
  • ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – 1992 / 1994 / 1996 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2002 / 2003;
  • Assessoria de marketing político ao Prefeito de São Bernardo do Campo – 1998 / 1999;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente do PMDB – 2001 / 2002 / 2003;
  • Consultoria Estratégica de Marketing ao Dep. Michel Temer – 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 / 2010;
  • Consultoria de marketing ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal e ex-presidente do Congresso Nacional, Senador Ramez Tebet – 2003 / 2004 / 2005 / 2006;
  • Consultoria de comunicação ao Dep. Carlinhos de Oliveira, ex-líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – 2003;
  • Consultoria de comunicação ao Dep. Emídio de Souza (PT) – 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo;
  • Campanha para a Prefeitura de Uberlândia (MG) – 2004;
  • Consultoria Estratégica da Campanha de Reeleição do Prefeito Clermont Castor – Prefeito de Cubatão – 2004;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente do PMDB – 2007 / 2008 / 2010;
  • Assessoria de marketing político ao Presidente da Câmara dos Deputados – 1998 / 1999 / 2000 / 2009 / 2010;
  • Consultoria à Presidência do Senado Federal – 2008.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS DE MARKETING
Consultor de Marketing Institucional e Comunicação de diversos grupos, entidades e empresas, Gaudêncio Torquato já prestou e/ou presta serviços às seguintes empresas/entidades:

  • ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados
  • ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação
  • ABREMAR – Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas
  • Advocacia Approbato Machado
  • Assembleia Legislativa do Estado de Roraima
  • ASSERTTEM – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário
  • Associação Brasileira de Agentes de Viagens do RN – ABAV/RN
  • Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de São Paulo.
  • Avon Cosméticos Ltda.
  • Banco Central do Brasil
  • Banco Itaú S.A.
  • Brasanitas Empresa Brasileira de Saneamento e Comércio Ltda.
  • Brasil Terminal Portuário S/A
  • Brasilconsult Participações S/C Ltda.
  • CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo
  • CAF Brasil Indústria e Comércio S/A
  • CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços
  • Centrovias
  • CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola
  • Citibank S.A.
  • CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
  • CNI – Confederação Nacional da Indústria
  • Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF
  • Construbase Engenharia Ltda.
  • Construtora Norberto Odebrecht S.A.
  • Cooperativa dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo
  • DPZ – Duailibi, Petit, Zaragoza Propaganda Ltda.
  • Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda.
  • ESHO – Empresa de Serviços Hospitalares Ltda.
  • FCDL/SP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo
  • FIA/USP – Fundação Instituto de Administração
  • FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
  • FUNCEP – Fundação Centro de Formação do Servidor Público
  • Fundação Ulysses Guimarães
  • Galvão Engeharia S.A.
  • Gocil Serviços de Vigilância e Segurança Ltda.
  • Governo do Estado de Roraima
  • Grupo Odebrecht
  • IAPAS – Instituto de Arrecadação da Previdência e Assistência Social
  • Instituto Aço Brasil
  • Instituto Brasileiro de Estudos de Comunicação S/C Ltda.
  • Instituto dos Advogados de São Paulo
  • Itautec Informática S.A.
  • Kellogg Brasil & Cia.
  • Lawsoft Comércio e Desenvolvimento de Softwares Ltda.
  • Leite e Almeida Leite Sociedade de Advogados
  • Life Care Participações Hospitalares Ltda.
  • Ministério da Administração
  • Ministério da Indústria e Comércio
  • Ministério das Minas e Energia
  • Nitrofértil – Fertilizantes Nitrogenados do Nordeste S.A.
  • OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil Secção SP
  • OAB – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
  • Petroquímica União
  • Planinvesti Administração e Serviços Ltda.
  • PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro
  • Quality AMJ Tecnologia Aplicada em Serviços Ltda.
  • Quimbrasil – Química Industrial Brasileira S.A.
  • Refinações de Milho Brasil – RMB
  • Moinhos Santista Indústrias Gerais
  • Santista Têxtil S.A.
  • Schain Cury S.A.
  • SEAC-SP – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo
  • Secretaria da Agricultura, do Abastecimento e da Irrigação do Estado de Santa Catarina
  • Senado Federal
  • SERASA S.A.
  • SESCON-SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo
  • SESVESP – Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo
  • SIMABESP – Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo
  • SINDEEPRES – Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços à Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de avisos do Estado de São Paulo
  • SINDEPRESTEM – Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços à Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo
  • SINDHOSP – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de São Paulo
  • SINSTAL – Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de Tv por Assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações
  • Solvay do Brasil
  • Terracom Engenharia Ltda.
  • Tintas Coral S.A.
  • Verzani & Sandrini Segurança Patrimonial Ltda.
  • VN Participações Ltda.
  • Volkswagen do Brasil Ltda.

PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS, CONGRESSOS E SEMANAS DE ESTUDOS
Cerca de 620 palestras e cursos – Exposições, Debates em Seminários, Congressos e Semanas de Estudo.

COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL
Organização e Elaboração de Planos Diretores de Comunicação:

  • Ministério da Administração – 1987
  • Ministério da Indústria e Comércio – 1987
  • Secretaria Executiva do Conselho de Comunicação da Presidência da República – 1987
  • Banco Central do Brasil – 1990
  • Banco do Brasil – 1991
  • Diretrizes de comunicação – Governo do Rio Grande do Norte – 1995
  • Plano Diretor de Comunicação – Governo do Estado de Roraima – 1995
  • Plano Diretor de Marketing e Comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo – triênios 1998 / 2001 / 2004 / 2007 / 2008
  • Plano Diretor de Comunicação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – 2001 / 2002 / 2003

ESTUDOS ESPECIAIS
Organização e elaboração de Estudos e Trabalhos Especiais:

  • Grupo Santista – Estudo de linguagem e logotipia
  • Refinações de Milho Brasil – Parecer: Embalagens do Amido de Milho Maizena e Arisco
  • Eletropaulo Metropolitana – Estudo Técnico de Mudança de Nome
  • Comunicação Gerencial e Administrativa – Trabalhos especiais para o Banco Itaú e Citibank.
  • Grupo Odebrecht – Manual de Comunicação Organizacional.
  • Instituto Brasileiro de Siderurgia – Siderurgia Brasileira: Plano de Ajuste de Imagem.

LIVROS
Gaudêncio Torquato tem diversos livros publicados:

  • Jornalismo Empresarial – teoria e prática (1984 – Editora Summus);
  • Marketing Político e Governamental (1985 – Editora Summus);
  • Comunicação Empresarial / Comunicação Institucional (1986 – Editora Summus);
  • Periodismo Empresarial (Editorial Mendez – Lima/Peru);
  • Cultura, Poder, Comunicação e Imagem – Fundamentos da Nova Empresa (1992 – Editora Pioneira);
  • Tratado de Comunicação Organizacional e Política – 1ª edição (2002 – Editora Pioneira-Thomson Learning);
  • A Velha Era do Novo – Visão Sociopolítica do Brasil (2002 – GT Marketing e Comunicação);
  • Gaudêncio, meu pai – Memórias de um tempo (2008 – Gaudêncio Torquato);
  • Tratado de Comunicação Organizacional e Política – 2ª edição revista e ampliada (2010 – Cengage Learning). A obra compreende capítulos sobre: comunicação empresarial e pública; marketing e comunicação de governos estaduais, prefeituras e associações; marketing político e eleitoral; assessoria de imprensa; nome e marca; marketing pessoal e estratégia de guerra;
  • Cultura, Poder, Comunicação, Crise e Imagem – Fundamentos das Organizações do Século XXI – 2ª edição revista e ampliada (2012 – Cengage Learning);
  • Era uma vez…mil vezes – O Brasil de todos os vícios (2012 – Topbooks);
  • Porandubas Políticas (2012 – Migalhas)
  • Novo Manual de Marketing Político: campanhas eleitorais, marketing de governantes e parlamentares, gestão de crises, marketing no estado-espetáculo, avanços e mudanças (2014 – Summus Editorial)
  • Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público (2015 -Summus Editorial)